Catálogo

Projecto Igualdade nas Diferenças II  
Cooperativa Lenços Loja Notícias
 


Brochura


BROCHURA DE BOAS PRÁTICAS:

Esta brochura teve como objectivo divulgar o projecto enquanto veículo de promoção da Igualdade de Género e como instrumento de apoio ao desenvolvimento da região em que se insere, nomeadamente no que respeita à mudança de mentalidades.
Tentou-se fazer o levantamento das práticas que estão a ser realizadas nas diferentes empresas e de que forma estas contemplam a Igualdade de Género. Este levantamento, foi efectuado através de um inquérito aplicado junto das empresas para tentar identificar e caracterizar, algumas boas práticas no domínio da RSO e, por outro lado, fragilidades ou áreas de melhoria e/ou identificar empresas interessadas em desenvolver e aprofundar boas práticas de RSO.

O inquérito foi estruturado em 8 grupos de questões:
GRUPO I Identificação da Empresa/Actividade;
GRUPO II Missão e Valores da Empresa;
GRUPO III Recrutamento e Selecção do Pessoal;
GRUPO IV Aprendizagem ao Longo da Vida;
GRUPO V Remunerações e Gestão de Carreira;
GRUPO VI Dever de Respeito pela Dignidade de Mulheres e Homens no Local de Trabalho;
GRUPO VII – Informação, Comunicação e Imagem;
GRUPO VIII – Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.
Espaço para comentários/opiniões.

CONCLUSÃO:
Concluímos deste estudo que não identificamos nenhuma empresa com boas práticas de Responsabilidade Social no que concerne a aplicação de uma política pró-activa de gestão igualitária e não discriminatória dos recursos humanos.
Apenas duas empresas do universo das 115 (1.74%), uma sedeada no concelho de Vila Verde e a outra no concelho da Ponte da Barca, apresentavam preocupações em tomar iniciativas para além do legislado sobre igualdade de género e conciliação entre trabalho e vida familiar. Apesar de não serem empresas de excelência nesse domínio, estão a criar as bases para a implementação sustentada da Igualdade de Género como um dos vectores centrais da sua cultura organizacional, contudo estas ainda não têm grande expressão nas suas práticas e políticas de gestão.
Não obstante todas as dificuldades, esta Brochura será um dos primeiros documentos diagnóstico das práticas de Responsabilidade Social nos concelhos em referência e acreditamos que contribuirá, seguramente, para uma maior sensibilidade para a aplicação de uma política pró-activa de gestão igualitária e não discriminatória dos recursos humanos por parte das empresas.
Torna-se urgente a adopção de políticas de responsabilidade social que invistam em objectivos sociais, desenvolvendo políticas de gestão de pessoas baseadas na valorização do capital humano, das competências e da qualidade.

Newsletter
 
Patrocínios


aliancaartesanal@gmail.com

Av.Dr Bernardo Brito Ferreira 4730-716 Vila Verde Tel: 253 310 580 / 322 462

© Aliança Artesanal, Todos os direitos reservados.


DestaForma Lda