Catálogo

Projecto Igualdade nas Diferenças II  
Cooperativa Lenços Loja Notícias
 


Objectivos


O Projecto "Igualdade nas Diferenças II"

Projecto "Igualdade nas Diferenças II", financiado pelo eixo 7 - medida 7.3 POPH, teve inicio a 2 de Maio de 2011 e terminará a 31 de Dezembro de 2011, vem dar continuidade ao trabalho iniciado no anterior projecto "Igualdade nas Diferenças". Este projecto irá continuar a consolidar o papel da Aliança Artesanal na prossecução dos objectivos de Igualdade de Oportunidades da mulher em espaço rural, na Conciliação da Vida Profissional e Familiar e Violência de Género.

Vai privilegiar a prevenção da violência no namoro, a eliminação de estereótipos e a assumpção de novas masculinidades. .


As mulheres com quem trabalhamos são oriundas do meio rural, possuem poucas habilitações literárias e têm idades compreendidas entre os 18 anos e os 42 anos. Na grande maioria dos casos têm o 6º ano, dificuldades de inserção no mercado de trabalho, passaram por trabalhos precários, são casadas e têm em média 3 filhos. São mulheres jovens, com problemas de auto-estima, que quando ultrapassam os 25 anos já se consideram velhas para ter filhos ou arranjarem empregos. Geralmente nunca ouviram referências positivas à sua acção, não tendo consciência do seu valor e do seu papel na sociedade em que estão inseridas.


Hoje, como no passado, as mulheres ocupam-se da casa, dos filhos e dos pais quando chegam à velhice. Mesmo nos lares onde os preconceitos foram ultrapassados, e o homem partilha as tarefas domésticas e as responsabilidades familiares, a sua multifuncionalidde permanece; e estas continuam a preparar as suas filhas para continuar este papel.

A cooperativa tem consciência que as mulheres da nossa área de intervenção, para tomarem iniciativas terão que ultrapassar os preconceitos do meio em relação ao seu estatuto e à modernidade.


Os objectivos do projecto:

Facilitar a divulgação, sensibilização e a prevenção para a problemática da violência na família ou no local de trabalho e incentivar a solidariedade como factor de coesão e estabilidade social;

Contribuir para a efectiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens;

Contribuir para a eliminação da segregação horizontal e vertical da promoção da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional;

Promover o empoderamento de jovens e mulheres;

Dar maior responsabilidade aos homens na partilha da realização das tarefas domésticas e na prestação de cuidados aos filhos e restantes membros do agregado familiar.

Newsletter
 
Patrocínios


aliancaartesanal@gmail.com

Av.Dr Bernardo Brito Ferreira 4730-716 Vila Verde Tel: 253 310 580 / 322 462

© Aliança Artesanal, Todos os direitos reservados.


DestaForma Lda