Catálogo

Projecto Igualdade nas Diferenças II  
Cooperativa Lenços Loja Notícias
 


Resenha Histórica

O Artesanato constitui (constituiu) ocupação diária intensa duma grande parte da população feminina, população que não encontrava (encontra) outra forma de rendimento e emprego. A importância do artesanato chamou a atenção em 1948 aos autores do projecto “Educação Familiar da Casa do Povo” de Vila Verde, Centro Paroquial de Covide e mais tarde também a casa do Povo de Fermentões, para o papel que as artesãs podiam e deviam desempenhar como elementos integrantes do projecto.

Estas associações estabeleceram relações diversificadas com diversos organismos, os quais colaboraram activamente na análise da situação e dos meios adequados a um melhor aproveitamento, para os artesãos e para os concelhos, do trabalho produzido.

Assim, se foi ganhando consciência do valor económico e cultural que o artesanato representa como complemento de rendimentos, e ao mesmo tempo da necessidade de criação de uma cooperativa que comercialize no país e no estrangeiro as diversas formas de cultura e de produção artística de alta qualidade.

A formalização só veio a acontecer em 1988 com a Aliança Artesanal, CIPRL, de que os grupos são fundadores.



Newsletter
 
Patrocínios


aliancaartesanal@gmail.com

Av.Dr Bernardo Brito Ferreira 4730-716 Vila Verde Tel: 253 310 580 / 322 462

© Aliança Artesanal, Todos os direitos reservados.


DestaForma Lda